Fórum:
o que é, para que serve e como usá-lo pedagogicamente
Uma das ferramentas interativas mais comuns em
qualquer Comunidade Virtual ou Ambiente de Ensino à Distância é o fórum.
O fórum também é conhecido e referenciado às vezes como “lista de discussão”
ou “grupo de discussão”.
Um fórum é um espaço interativo assíncrono para
troca de mensagens e, às vezes, arquivos. Todas as mensagens enviadas para um
fórum podem ser distribuídas para todos os seus participantes e ficam
armazenadas no fórum para consulta posterior.
Os fóruns podem ser públicos, quando
qualquer um pode acessar os seus recursos, ou privados, quando apenas
os usuários registrados nele podem ler e publicar mensagens. Em geral, mesmo
nos fóruns públicos, é necessário que o usuário esteja registrado como
participante do fórum ou da comunidade (ou site) que fornece o fórum.
Os fóruns podem ser mediados ou não.
Quando um fórum é mediado existe uma pessoa ou um grupo que acompanha e orienta
o uso do fórum podendo, em alguns casos, bloquear usuários, excluir mensagens
ou submetê-las à mediação antecipada (ou seja, as mensagens só são liberadas
para o fórum após a aprovação dos seus mediadores).
Há fóruns temáticos onde se discute
apenas um determinado tema ou onde os temas são fornecidos periodicamente pelos
mediadores e, outros, onde os temas são livres e propostos diretamente
pelos usuários.
Ao contrário de uma Comunidade de Relacionamento,
onde as pessoas trocam mensagens pessoais e as conversas são descomprometidas,
podendo abordar qualquer tema e, muitas vezes, envolvendo apenas um “bate-papo”
entre os participantes, os fóruns geralmente abrigam debates ou conversas
direcionadas para o tema do fórum (embora isso não seja uma regra determinante
em todos os fóruns e existam fóruns específicos para relacionamentos sociais).
Por essa razão, os fóruns são organizados de forma que para cada tópico aberto
siga diversas mensagens em resposta a ele, todas relacionadas diretamente à
mensagem original que abriu o tópico.
Fóruns podem tanto fornecer um espaço para a expressão
e a autoria de seus participantes quanto um espaço de estudo e
reflexão e, geralmente, se prestam a ambos. Por serem ferramentas
assíncronas, onde cada um pode acessar, ler e escrever em qualquer tempo, e
porque estão disponíveis na Internet, eles permitem que seus participantes
acessem-nos de qualquer lugar e a qualquer momento, dando assim uma
flexibilidade e uma praticidade de uso muito grande.
Do ponto de vista pedagógico os fóruns podem ser utilizados de várias formas:
1 – como elementos de organização do
estudo de determinado tema ou texto: neste caso, um tópico inicial,
que pode conter um texto ou várias referências de estudo, abre uma discussão
sobre o tema abordado e é seguido pelas mensagens com comentários dos
participantes. Como o fórum mantém armazenadas as mensagens enviadas pelos participantes,
eles permitem que essas participações sejam analisadas e avaliadas pelo
professor ou mediador. Um exemplo de uso pedagógico pode ser a discussão do
tema de uma determinada aula, palestra, ou texto submetido aos alunos de uma
classe para que estudem-no e o comentem no fórum.
2 – como espaços de socialização e
fortalecimento de relações sociais: nesse caso os fóruns permitem que
os participantes se conheçam, se apresentem e troquem mensagens sobre assuntos
pessoais. Esse tipo de fórum é normalmente utilizado quando se reúnem pessoas
espacialmente dispersas e que não se conhecem e quando se deseja que elas se
apresentem e falem sobre si mesmas. Um exemplo de seu pedagógico pode ser a
integração entre alunos e professores de diferentes escolas no momento inicial
de um projeto ou tarefa conjunta.
3 – como espaço de troca de experiências,
reflexões e informações: nesse tipo de fórum há um contexto, ao invés
de um tema, que engloba todos os usuários de uma mesma comunidade de
interesses. É comum, por exemplo, quando um fórum reúne professores de uma
determinada disciplina ou que estejam interessados em aprender e discutir sobre
um dado assunto. Um exemplo de uso pedagógico desse tipo de fórum é o fórum
Internet na Escola, do Educarede, onde o tema motivador é o uso pedagógico dos
computadores e da Internet (TICs).
4 – como biblioteca e para distribuição
conteúdos específicos: nesse tipo de fórum as postagens geralmente
trazem textos, arquivos anexados ou referências para estudo e o fórum é um meio
de disseminar essas informações pelo grupo de participantes. O fórum funciona
como uma “biblioteca” porque mantém armazenadas todas as mensagens e é mais
prático do que uma biblioteca on-line porque distribui essas informações para
todos os seus assinantes. Um exemplo de uso pedagógico desse tipo de fórum
consiste em reunir e distribuir, para os alunos de uma dada turma, as
informações sobre uma determinada disciplina ao longo do ano letivo, como uma
espécie de biblioteca de paradidáticos (ou mesmo didáticos) sobre a disciplina
em questão.
5 – como lista de avisos e distribuição,
ou para coleta de informações: nesse tipo de fórum os participantes
recebem avisos e comunicados sobre o tema do fórum ou sobre o tema corrente ou,
alternativamente, recebem tarefas que devem cumprir e para as quais podem usar
o fórum como meio de envio dessas tarefas. Um uso pedagógico para esse tipo de
fórum consiste em remeter “tarefas de casa” e colhê-las novamente nas postagens
de resposta dos alunos.
6 – como meio de documentação e relato:
nesse tipo de fórum as mensagens e tópicos relatam ou documentam ações de um
projeto em andamento e o fórum funciona como um “diário do projeto”. Um uso
pedagógico para esse tipo de fórum pode ser o de documentar um determinado
projeto de aprendizagem de uma turma ou da própria escola ou, ainda, como meio
de documentação de todos os projetos em andamento em uma escola.
Evidentemente há ainda muitas outras
possibilidades e elas aparecem a cada dia, pois os fóruns são ferramentas
bastante flexíveis e tendem a se adaptarem às novas necessidades e tecnologias.
Para
tornar mais
interessante a nossa discussão convido todos vocês a trazerem
questionamentos e conhecimentos do "Educar com as Tecnologias" frente à
resistência de professores para com as novas mudanças. E para interagir
basta "responder ou
comentar", essa postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário